top of page

ALIMENTO DO MÊS - MISO

Conhecido especialmente pelos amantes da comida japonesa, é o ingrediente principal da sopa de miso juntamente com vegetais, algas e tofu.


agua aromatizada com morango

O que provavelmente poderá não saber é que sendo um produto fermentado o seu consumo pode trazer inúmeros benefícios para o nosso organismo principalmente para o nosso intestino.


Este alimento tradicional japonês é feito a partir de feijões (normalmente de soja) que são sujeitos a um processo de fermentação do qual resulta uma pasta espessa e salgada. Adicionalmente poderá conter também outros ingredientes tais como arroz ou cevada que irão ditar o seu sabor assim como a sua cor.




Fonte de vitaminas e minerais, dos quais se destacam a vitamina K e o Manganês é também uma boa fonte de probióticos (bactérias “boas”) importantes para a manutenção da saúde do Intestino.


No nosso intestino vive uma comunidade de bactérias, “boas” e “más”. Todas desempenham o seu papel mas é fundamental que coexistam em equilíbrio. Ingerir fontes de probióticos (boas bactérias) irá contribuir para manter esse equilíbrio e por consequência um intestino saudável.


Para além dos benefícios para a saúde intestinal e embora mais estudos sejam necessários, o seu consumo poderá também contribuir positivamente para o nosso sistema imunitário, saúde cardiovascular e cerebral.

MAS ATENÇÃO, é um produto salgado (com elevado teor de sódio) devendo por isso ser consumido em pequenas quantidades, sendo que quando o adicionar aos seus pratos não irá necessitar adicionar sal.





Como Comprar:


O miso pode ser encontrado com facilidade na maioria dos supermercados. Poderá apresentar diferentes cores sendo que normalmente o mais escuro tem um sabor mais intenso.

Como Confecionar:


O miso é um alimento muito versátil podendo ser adicionado à sua sopa (tradicional de miso ou de vegetais), aos seus cozinhados e até mesmo às suas saladas, sob a forma de tempero (misturado com azeite e limão).

Poderá também ser consumido sob forma de patê, para barrar o seu pão ou tostas.


 

Veja a nossa sugestão de receita de Patê de Miso:


Por ser uma fonte de probióticos deve ser adicionado no final da confecção ou em pratos frios, não devendo ser exposto a altas temperaturas.


Ingredientes:

  • Uma colher de sopa de miso

  • 1 limão (sumo)

  • 1 dente de alho

  • 1 colher de sopa de levedura nutricional


Preparação:

  1. Numa taça coloque o miso, o sumo do limão, o dente de alho esmagado e a levedura. Misture bem com a ajuda de um pilão.

  2. Sirva com umas tostinhas integrais.

  3. Conserve no frio, num recipiente fechado.


 

Como Conservar:


Uma vez aberto, conserve no frio num recipiente fechado.


22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page