Relações Sociais

Nós, o nosso propósito e os outros

As pessoas precisam de pessoas. Cada vez temos mais evidência de que isto é verdade sobretudo após termos conhecido situações como o confinamento e quarentena obrigatória. 
Todos nós precisamos de alguém que se preocupe connosco, com os quais podemos contar especialmente em momentos difíceis na vida, dando-nos suporte e conforto emocional.

Falamos de família, amigos, comunidades…pessoas que contactam connosco diariamente e que influenciam (positiva ou negativamente) as nossas vidas. A isto chamamos Conexão ou Interação Social. São as nossas relações sociais que nos trazem sentimento de suporte assim como de pertença.

E qual a importância destas relações para a nossa saúde? A solidão e o distanciamento social podem ter efeitos negativos na nossa saúde, sendo que por outro lado ligações sociais positivas e fortes promovem a nossa saúde e bem-estar. Se relembrarmos a pirâmide da hierarquia das necessidades de Maslow, o sentimento de pertença e Amor é uma das necessidades mais importantes do ser humano, aparecendo logo a seguir às necessidades básicas fisiológicas (comer, beber) e de segurança (termos um abrigo e estarmos seguros). 

“To be kept in solitude is to be kept in pain”

- E.O. Wilson PhD

A solidão mata. Assim como o tabaco ou o álcool. E a verdade é que continua bem presente nas nossas sociedades contribuindo de maneira negativa quer para a nossa saúde física quer para a nossa saúde mental.

A nossa missão é ajudá-lo a identificar barreiras existentes, promover a conexão consigo próprio e com os outros em prol de relações sociais saudáveis que contribuam positivamente para o seu Bem Estar.

exercicio_edited.jpg
man%20and%20woman%20holding%20hands%20wh
Saturday.%20Summer.%20Beautiful%20sunny%