O que é a Medicina Culinária?

A medicina culinária (MC) é uma área baseada em evidências científicas que reúne os conhecimentos da Nutrição com as habilidades culinárias para ajudar os indivíduos a adotar e a manter uma alimentação saudável.

Numa breve definição o Dr. John La Puma, considerado o pai da Medicina Culinária, definiu em 2016 como sendo uma nova área que junta a arte de cozinhar com a evidência científica da Medicina. 

 

Quase 80% das doenças crónicas podem ser prevenidas ​​através de mudanças no estilo de vida e na verdade a má alimentação é muitas vezes identificada como o principal contribuinte para uma morte precoce e para a perda de anos de vida saudável. 

Assim, a Medicina Culinária assume um papel fundamental para responder à necessidade de tornar a educação nutricional prática e acessível para todos, com foco no poder dos alimentos e sempre com base na evidência científica.

medicina-culinaria-3.jpg

“Que o teu alimento seja o teu medicamento” - Hipócrates 

Quais os métodos?

Na Medicina Culinária, tal como na Medicina do Estilo de Vida, o Coaching Culinário é uma ferramenta fundamental para apoiar o indivíduo a adotar uma alimentação saudável, de maneira estruturada, informada e sustentável.

Como cada pessoa é única cada intervenção deve ser também única e ter sempre em consideração os aspetos da pessoa e da sua situação, tais como: o tempo, os recursos financeiros, as tradições alimentares culturais, as preferências, as necessidades assim como os objetivos.

Como atua?

Nos dias de hoje um dos grandes entraves a uma alimentação saudável é a concorrência saborosa, prática e barata por parte de comida pouco saudável. Assim, um dos grandes objetivos da Medicina Culinária é mostrar e ensinar que uma refeição saudável, pode ser saborosa (anulando por completo o tabu de que a comida saudável sabe mal), rápida ( é possível fazer refeições rápidas e saborosas em minutos) e barata.

 

A maioria das pessoas sabe que os vegetais são bons e que os devem consumir diariamente, no entanto, a percentagem de pessoas que consome o número diário recomendado de porções de frutas e vegetais continua a ser baixa e embora existam vários fatores que contribuem negativamente para este objetivo, um dos fatores mais importantes é que os vegetais não nos foram devidamente apresentados como podendo ser agradáveis e deliciosos.

 

O que fazemos é descodificar a linguagem Nutricional, muitas vezes complexa, traduzir os conceitos nutricionais para os alimentos e ensinar como tornar os alimentos saudáveis em refeições deliciosas e apetecíveis, quer seja através de habilidades e técnicas de preparação quer seja através de orientação na aquisição dos alimentos. 

Image by Ella Olsson

A quem se destina?

A todos que gostariam de aprender mais sobre como implementar uma alimentação saudável na Cozinha! Quer estejamos na presença ou não de patologias.

 

Embora existam poucos estudos na área da Medicina Culinária, existe alguma evidência que as pessoas que costumam cozinhar as suas próprias refeições têm tendência para consumir mais frutas e vegetais, a consumir menos calorias, e a manter um peso saudável, estando também associadas a uma menor probabilidade de sofrer de Obesidade, Diabetes e de Doenças Cardiovasculares.

 

Se tem alguma doença crónica e o seu objetivo é saber como a alimentação o pode ajudar, não tem nenhuma patologia crónica mas gostava de aprender como prevenir,  ou quer simplesmente aprender mais sobre uma alimentação saudável aplicada à cozinha (aprender a cozinhar cereais integrais, conhecer como se compõe um prato ideal, saber fazer sobremesas doces mas saudáveis  ou até mesmo saber quais as fontes vegetais de proteína) então a Medicina Culinária destina-se a si!

Como funciona?

Consulta de Ida ao Supermercado

No supermercado não compramos Vitaminas e Minerais, compramos alimentos tais como Vegetais, cereais etc. Traduzir os nomes e os conceitos da linguagem científica em alimentos reais e no supermercado é o nosso objetivo. Comunicar numa linguagem acessível e no mundo real dos alimentos, assegurando, por exemplo, que se lhe recomendamos que consuma Quinoa, saiba o que é Quinoa, onde comprá-la e como confecionar. 

 

Nesta consulta iremos também auxiliar na:

  • Identificação das melhores escolhas alimentares com base nas suas necessidades e objetivos;

  • Leitura de Rótulos e Informação Nutricional dos alimentos;

  • Boa gestão do seu orçamento alimentar.

Consulta de Medicina Culinária

Do supermercado passamos para a COZINHA para uma sessão prática, individual ou de grupo (workshop), onde iremos confecionar receitas saudáveis, funcionais e muito saborosas, totalmente adaptadas às suas necessidades, preferências e objetivos.

 

Na Cozinha Saudável da Ana (Ana's Healthy Kitchen) a Alimentação é abordada de maneira holística e com base na evidência científica. É dada preferência a alimentos integrais, à base de plantas, cheios de fibra, e densos em nutrientes, promotores de saúde e de bem-estar. 

medicina-culinaria.jpg