Gestão do Stress

Sabia que ...

todos experienciamos stress, que ele pode ser benéfico e que o que nos prejudica é a maneira como reagimos a ele? 
O stress faz parte das nossas vidas e o primeiro passo para o conseguirmos gerir é identificar o quanto estressados estamos. Ao identificar os nossos níveis de Stress mais fácil vai ser conseguir identificar maneiras para o gerir.

Todos nós o experienciamos no nosso dia a dia, seja quando ficamos presos no trânsito e chegamos tarde ao trabalho seja quando estamos doentes. Na verdade, o stress é necessário ao nosso corpo porque na sua presença iremos produzir substâncias que nos irão permitir lidar com a situação, tal como a produção hormonal como o Cortisol ou a Adrenalina. 


Em situações normais o corpo identifica o agente de stress, reage a ele e volta ao seu estado de equilíbrio ou (Homeostasis). Este nível de stress é benéfico e é ele que nos irá permitir responder a desafios e até a desenvolver a nossa performance, quer física quer mental. O problema aparece quando esta situação em vez de ser pontual, torna-se crónica, e o corpo perde a capacidade de retomar o seu estado “normal” entrando num estado de desequilíbrio (Allostasis). 

“Its not Stress that Kills us, it is our reaction to it”

- Hans Selye

Com impactos ao nível dos vários sistemas, tais como o Endócrino, o Nervoso, o Digestivo ou o Imune, o Stress Crónico também afeta as nossas emoções e comportamentos, podendo promover estados de irritabilidade e nervosismo.

Uma vez identificado e quantificado, existem várias ferramentas que auxiliam na gestão do Stress, de entre as quais o exercício físico, as atividades de relaxamento, as relações interpessoais, a prática de mindfulness, entre outras.

O nosso objetivo não é eliminar o Stress da sua vida (precisa dele para sobreviver) mas sim auxiliá-lo na sua gestão para que possa usufruir dos seus benefícios sem pôr em causa o seu equilíbrio.

Young%20man%20covered%20in%20sticky%20no
a%20woman%20holds%20her%20hands%20over%2
Out%20of%20everything%20optional%2C%20th