top of page

Q&A - RESPOSTAS ÀS VOSSAS QUESTÕES SOBRE O BEM-ESTAR

QUESTÃO: O QUE É FUNDAMENTAL PARA O

VOSSO BEM-ESTAR?




RESPOSTA: TEMPO PARA MIM


O tempo para mim ou como já é chamado “me time” pode ser algo desafiante na correria e stress do dia a dia. Na verdade, muitas vezes levamos o nosso dia a fazer tarefas e esquecemo-nos daquele tempinho para nós...A minha sugestão? Faça uma lista das coisas que gosta de fazer sozinho e faça um esquema semanal para que todos os dias esse tempo faça parte da sua agenda! A planificação pode mesmo ser a sua aliada para que não se esqueça de ter esse tempo para si... para se mimar! 


RESPOSTA: TEMPO PARA TREINAR

O Exercício Físico é fundamental para o nosso bem estar físico e mental. Sozinho ou com companhia procure a atividade ou desporto que mais se adapta a si, às suas preferências e necessidades e procure uma regularidade diária. Para os adultos recomenda-se pelo menos, 150 minutos por semana de atividade física de intensidade moderada, ou 75 minutos de atividades vigorosas (ou uma combinação equivalente). Adicionalmente, devemos também praticar atividades que contribuam para melhorar ou manter a força e resistência musculares, pelo menos, duas vezes por semana. Para mais informações recomendo a leitura do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física disponível na página da DGS em https://www.dgs.pt/programa-nacional-para-a-promocao-da-atvidade-fisica/perguntas-e-respostas.aspx


RESPOSTA: UMA NOITE BEM DORMIDA


Uma noite bem dormida... todas as noites deverá ser o nosso objetivo. São inúmeros os benefícios de uma boa noite de sono mas na verdade um processo que parece tão simples pode mesmo parecer inalcançável. 5 dicas essenciais: Favoreça a rotina e deitei-se e levante-se à mesma hora (se necessário use um alarme também para ir dormir); Evite os ecrãs pelo menos 1 hora antes de ir dormir; Torne o seu quarto o seu templo de descanso e certifique-se que tem uma temperatura amena, uma luz quente ( a cor laranja por mimificar o por do sol pode ajudar a adormecer) e um aroma agradável (pode usar óleos essenciais relaxantes como a alfazema); Evite a cafeína sobretudo depois de almoço; Ao jantar prefira uma refeição ligeira e de fácil digestão. 


RESPOSTA: MEDITAÇÃO/RELAXAMENTO


10 a 15 minutos diários de relaxamento e meditação irá trazer um grande benefício para o seu bem estar. As minhas dicas: 


1. Defina quanto tempo irá meditar diariamente e quando o irá fazer. Comece por pequenos períodos (5 ou 10 minutos) e vá aumentando à medida que se sente mais à vontade com a prática. Se o ajudar, utilize um lembrete para o inicio e final da prática.


2. Escolha um local confortável e longe de eventuais distrações. Dentro ou fora de casa, procure aquele cantinho ou local onde se sente confortável e tranquilo.


3. Procure uma posição confortável e que lhe permita permanecer durante toda a prática. Normalmente é utilizada a posição sentada com as pernas cruzadas. Se encontrar desconforto nesta posição pode optar por se sentar numa cadeira ou até mesmo esticar as pernas. A decisão é sua.


4. Feche os olhos. Embora algumas pessoas prefiram meditar com os olhos abertos, como iniciante poderá ser mais desafiante resistir aos estímulos que o rodeiam se estiver com os olhos abertos.


5. Foque-se na sua Respiração e acompanhe-a sem a julgar. Simplesmente observe a entrada e saída do ar sem interferir ou querer alterar a maneira como respira. Com o tempo poderá também recorrer a mantras para o auxiliar na concentração

6 visualizações0 comentário
bottom of page