Os livros que mudaram a minha vida


agua aromatizada com morango

Hoje Dia Mundial do Livro partilho consigo os livros que mais marcaram a minha vida nos últimos anos. Considero que assim como os filmes, gostar de um livro é algo subjectivo e consoante a fase da nossa vida pode impactar ou não a nossa maneira de ver as coisas, de ver o mundo, e até, de nos vermos a nós próprias.


Nas minhas consultas é muito comum recomendar um livro, especialmente quando se trata de amantes de leitura. Mas é algo que faço de maneira prudente pois antes de recomendar a leitura de um livro penso bem nos benefícios que isso irá trazer e se existirá algum ponto que pode ser incómodo para o leitor. Atrevo-me até a afirmar que aconselhar uma leitura pode ser arriscado, sendo prudente conhecer quer a pessoa quer a obra em si para que seja de facto uma boa recomendação.


Mesmo assim, correndo o risco de não ser bem sucedida, opto por recomendar livros, sempre que faz sentido. A leitura, algo que nos dias de hoje está quase que em desuso, pode trazer inúmeros benefícios. Ler um livro vai sempre acrescentar algo à nossa vida. Novas ideias, novas maneiras de ver o mundo, de vermos os nossos problemas e até de ver os outros.


Pessoalmente, gostava de partilhar hoje algumas obras que marcaram diferentes momentos do meu percurso.

Anti Cancro: Este livro foi o primeiro livro que li depois do diagnóstico de doença em 2013. Um livro que fala de uma maneira muito clara acerca da relação entre Alimentação e Cancro. Este livro mudou a minha vida.




Escolha Ser Feliz: Os livro de Auto Desenvolvimento há muito tempo que fazem parte da minha biblioteca. Este foi dos primeiros que li e desde então na minha cabeceira está sempre presente uma obra nesta área. Com exemplos, casos práticos e exercícios estes livros podem ser uma boa ferramenta para nos ajudar a nós e aos outros.



Como Não Morrer: Defensor de uma alimentação de base 100% vegetal, o Dr. Greger resume nesta obra os benefícios de uma Alimentação Saudável de base vegetal na nossa saúde.


A solução das Zonas Azuis: Uma obra que aborda as diferenças e semelhanças entre as zonas de maior longevidade (onde a população vive mais anos de vida), chamadas as Zonas Azuis. Adorei identificar sobretudo as semelhanças :)


e por fim


Walking with Peety: A história de um homem (que tive oportunidade de conhecer pessoalmente) que era obeso e que mudou totalmente o seu estilo de vida com a ajuda de um precioso amigo, o seu cão Peety. Este livro tocou-me sobretudo porque alerta para a importância de encontrar a nossa motivação, o que nos faz dar o clique, o que nos move para atingir os nossos objectivos… Neste caso foi o Peety.



Feliz Dia do Livro e Boas Leituras :)


Seja Saudável, Seja Feliz!


Ana Jorge


55 visualizações0 comentário