• Ana Jorge

SEMENTES E FRUTOS SECOS

Alimento - Junho 2020



Os frutos secos e as sementes são um grupo de alimentos que tem ganho cada vez mais relevância quando se fala de Alimentação Saudável e Sustentável.

Embora o seu conteúdo de vitaminas e minerais possa divergir os frutos secos são no geral boas fontes de:


1. gorduras monoinsaturadas (a maioria dos frutos secos);

2. gorduras polinsaturadas (principalmente as nozes);

3. baixo teor de gorduras saturadas;

4. proteína, (são uma boa alternativa às proteínas animais);

5. fibras alimentares

6. fotoquímicos que atuam como antioxidantes

7. Vitaminas E, B6, niacina e folato;

8. Minerais tais como: o magnésio, zinco, ferro, cálcio, cobre, selénio, fósforo e potássio.

As sementes tais como os frutos secos são ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, minerais como magnésio, potássio, cálcio, ferro vegetal e zinco e contém vitaminas tais como a B1, B2, B3 e vitamina E.

Estudos mostram que quando devidamente incorporadas numa dieta saudável, aportam vários benefícios para a saúde devido ao seu perfil nutricional exclusivo.




BENEFÍCIOS:


  • Regulação do peso

Embora sejam ricos em energia e gordura, a ingestão de frutos secos e sementes não está associado a ganho de peso. Na verdade, com base em grandes estudos populacionais, verificou-se que uma maior ingestão de frutos secos está associada a menor peso corporal.


Vários são os fatores que contribuem para esta regulação, dentre os quais:


- As gorduras dos frutos secos não são totalmente digeridos e absorvidos pelo organismo. Pesquisas mostram que apenas 68 a 94% das gorduras dos frutos secos são absorvidos;

- O consumo de frutos secos suprime a fome ou o desejo de comer. Como resultado, a ingestão de alimentos é reduzida. Este efeito é devido ao seu alto teor de proteínas, gorduras e fibras que contribuem para maiores níveis de saciedade. A evidência científica mostra que isto é particularmente relevante quando são consumidos como snack.

- Algumas pesquisas sugerem que comer frutos secos pode aumentar a quantidade de energia que queimamos e que a energia que queimamos após uma refeição enriquecida com frutos secos vem de fontes de gordura, o que significa que queimamos mais gordura e armazenamos menos gordura no corpo.

Menor absorção de gordura, menor ingestão de alimentos e maior gasto de energia contribuem coletivamente para os estes efeitos reguladores do peso.