SEMENTES E FRUTOS SECOS
Alimento - Junho 2020

Os frutos secos e as sementes são um grupo de alimentos que tem ganho cada vez mais relevância quando se fala de Alimentação Saudável e Sustentável.
Embora o seu conteúdo de vitaminas e minerais possa divergir os frutos secos são no geral boas fontes de:
1. gorduras monoinsaturadas (a maioria dos frutos secos);
2. gorduras polinsaturadas (principalmente as nozes);
3. baixo teor de gorduras saturadas;
4. proteína, (são uma boa alternativa às proteínas animais);
5. fibras alimentares
6. fotoquímicos que atuam como antioxidantes
7. Vitaminas E, B6, niacina e folato;
8. Minerais tais como: o magnésio, zinco, ferro, cálcio, cobre, selénio, fósforo e potássio.
As sementes tais como os frutos secos são ricas em proteínas, gorduras saudáveis, fibras, minerais como magnésio, potássio, cálcio, ferro vegetal e zinco e contém vitaminas tais como a B1, B2, B3 e vitamina E.
Estudos mostram que quando devidamente incorporadas numa dieta saudável, aportam vários benefícios para a saúde devido ao seu perfil nutricional exclusivo.
BENEFÍCIOS:
Regulação do peso
Embora sejam ricos em energia e gordura, a ingestão de frutos secos e sementes não está associado a ganho de peso. Na verdade, com base em grandes estudos populacionais, verificou-se que uma maior ingestão de frutos secos está associada a menor peso corporal.
Vários são os fatores que contribuem para esta regulação, dentre os quais:
- As gorduras dos frutos secos não são totalmente digeridos e absorvidos pelo organismo. Pesquisas mostram que apenas 68 a 94% das gorduras dos frutos secos são absorvidos;
- O consumo de frutos secos suprime a fome ou o desejo de comer. Como resultado, a ingestão de alimentos é reduzida. Este efeito é devido ao seu alto teor de proteínas, gorduras e fibras que contribuem para maiore