• Ana Jorge

AUTOEXAME DA MAMA | OUTUBRO ROSA

Atualizado: Fev 2

O autoexame da mama pode ser uma maneira importante de encontrar um cancro da mama num estádio inicial tendo maior probabilidade de ser tratado com sucesso.

E, embora nenhum teste consiga detectar todos os cancros da mama precocemente, o autoexame da mama em combinação com outros métodos de triagem pode aumentar as possibilidades de detecção precoce.

Ao longo dos anos, tem havido algum debate sobre a importância do autoexame da mama na detecção precoce do cancro e no aumento da probabilidade de sobrevivência.

E, embora não exista consenso, acreditamos que o auto exame da mama deve ser usado como ferramenta de rastreamento em combinação com outras tais como: Ecografia, Mamografia e nalguns casos a Ressonância Magnética.

Cada uma destas ferramentas pode e deve ser usada consoante o caso (o seu médico decidirá qual a mais indicada para si) contudo o Auto Exame é uma ferramenta que pode e deve ser feita regularmente sem qualquer necessidade de prescrição.


COMO FAZER UM AUTOEXAME DA MAMA? OS 5 PASSOS.

PASSO 1: De frente ao espelho, com os ombros direitos e os braços na cintura, observe:


- Seios de tamanho, forma e cor normal;

- Seios com formato uniforme, sem distorção ou inchaço visível;

Contacte o seu medico, se encontrar:

- Ondulação, enrugamento ou protuberância da pele;

- Um mamilo que mudou de posição ou um mamilo invertido (empurrado para dentro em vez de para fora);

- Vermelhidão, dor, erupção cutânea ou inchaço;




PASSO 2: Levante os braços e observe as mesmas mudanças.


PASSO 3: Observe se existe liquido a sair de um ou de ambos os mamilos (pode ser um liquido ou sangue aquoso, leitoso ou amarelo).