top of page

AUTOEXAME DA MAMA | OUTUBRO ROSA

Atualizado: 2 de fev. de 2021

O autoexame da mama pode ser uma maneira importante de encontrar um cancro da mama num estádio inicial tendo maior probabilidade de ser tratado com sucesso.

E, embora nenhum teste consiga detectar todos os cancros da mama precocemente, o autoexame da mama em combinação com outros métodos de triagem pode aumentar as possibilidades de detecção precoce.

Ao longo dos anos, tem havido algum debate sobre a importância do autoexame da mama na detecção precoce do cancro e no aumento da probabilidade de sobrevivência.

E, embora não exista consenso, acreditamos que o auto exame da mama deve ser usado como ferramenta de rastreamento em combinação com outras tais como: Ecografia, Mamografia e nalguns casos a Ressonância Magnética.

Cada uma destas ferramentas pode e deve ser usada consoante o caso (o seu médico decidirá qual a mais indicada para si) contudo o Auto Exame é uma ferramenta que pode e deve ser feita regularmente sem qualquer necessidade de prescrição.


COMO FAZER UM AUTOEXAME DA MAMA? OS 5 PASSOS.

PASSO 1: De frente ao espelho, com os ombros direitos e os braços na cintura, observe:


- Seios de tamanho, forma e cor normal;

- Seios com formato uniforme, sem distorção ou inchaço visível;

Contacte o seu medico, se encontrar:

- Ondulação, enrugamento ou protuberância da pele;

- Um mamilo que mudou de posição ou um mamilo invertido (empurrado para dentro em vez de para fora);

- Vermelhidão, dor, erupção cutânea ou inchaço;




PASSO 2: Levante os braços e observe as mesmas mudanças.


PASSO 3: Observe se existe liquido a sair de um ou de ambos os mamilos (pode ser um liquido ou sangue aquoso, leitoso ou amarelo).





PASSO 4: Deite-se e usando sua mão direita na mama esquerda e a mão esquerda na mama direita, toque, alternadamente, de maneira firme e com as pontas dos dedos da mão, mantendo os dedos direitos e unidos.


Com movimentos circulares percorra toda a mama da clavícula ao topo do abdómen e da axila ao decote.


Siga um padrão para se certificar de que cobre toda a mama e use uma pressão leve para a pele e o tecido logo abaixo da pele, uma pressão média para o tecido no meio dos seios e uma pressão firme para o tecido profundo nas costas (ao atingir o tecido profundo tente sentir a sua caixa torácica).





PASSO 5: Em pé ou sentada, faça os mesmos movimentos da etapa anterior. Muitas mulheres consideram mais fácil de fazer o auto exame com a pele molhada pelo que pode fazer esta etapa no banho.


INCLUA O AUTO EXAME COMO ROTINA:


Quanto mais examinar os seus seios, mais os irá conhecer e mais facilmente irá identificar alguma mudança.

Tente adquirir o hábito de fazer um autoexame da mama uma vez por mês para se familiarizar com a aparência e a sensação normal dos seus seios, de preferência alguns dias depois do fim da menstruação, quando é menos provável que estejam inchados e/ou doloridos.

E se encontrar um caroço?

Não entrando em pânico, se encontrar um caroço contacte o seu médico. Embora a maioria das mulheres tenha caroços, na sua maioria benignos, qualquer alteração na mama deve ser acompanhada e vigiada. Isto é ainda mais importante quando se trata de alterações que se mantêm depois do ciclo menstrual, que aumentam de tamanho ou que ficam mais proeminentes.

Numa consulta para avaliar um nódulo na mama, o seu médico deverá fazer um exame físico e, provavelmente, pedir exames de imagem da mama.

A ecografia costuma ser o primeiro exame de imagem usado podendo também, consoante a situação, ser prescrito exames adicionais tais como a mamografia e/ou ressonância magnética e / ou biópsia.

Neste momento, garanta que obtém todas as respostas. É importante que o seu médico lhe dê uma explicação da causa do caroço ou outra alteração da mama e, se necessário, um plano para vigiar.

E, se não se sentir confortável não hesite em pedir uma segunda opinião. É a sua vida, a decisão é sempre sua.


Fontes:



ANA JORGE

NHC Founder

Nutritionist, Master Coach

24 visualizações0 comentário
bottom of page