O Dia Mundial do Sono é um apelo anual e mundial para a sensibilização da importância de um sono saudável e para o seu impacto na nossa saúde.
É muito comum ouvir dizer : “O sono é uma perda de tempo” ou até mesmo “Quando morrer tenho tempo para dormir”. Acontece que o sono não é apenas um período de tempo em que não estamos acordados. E mesmo que um terço da nossa vida seja a dormir o nosso cérebro permanece ativo nas várias fases do sono, onde se realizam tarefas tão importantes desde a recuperação de energia à sedimentação de memórias.
Tal como respirar, comer e beber, dormir apresenta-se como uma necessidade vital para o corpo humano contribuindo para a nossa saúde e Bem Estar.
Enumeremos algumas curiosidades para que fique a conhecer mais acerca dos benefícios do sono:
1. Pessoas que dormem regularmente têm melhor humor e desempenho psicomotor
É verdade, o sono também afecta o humor.
O sono insuficiente pode deixá-lo irritável e está ligado ao mau comportamento e problemas nos relacionamentos especialmente entre crianças e adolescentes sendo que os adultos que cronicamente não dormem também são mais propensos a ficarem deprimidos.
2. O sono também é importante para uma boa saúde
Como o sono está envolvido em muitas funções fisiológicas, a duração insuficiente do sono e a má qualidade do sono têm sido associadas a vários resultados adversos à saúde tais como: mortalidade, ganho de peso e obesidade, diabetes, inflamação, doenças cardiovasculares, mau funcionamento neuro-cognitivo e impacto negativo na saúde mental.
É também durante o sono que produzimos hormonas que ajudam o nosso corpo a reparar as próprias células, ganhar massa muscular, fortalecer o nossos sistema imunitário e combater infecções.
Estudos também indicam que quanto menos as pessoas dormem, maior a probabilidade de estarem com sobrepeso ou obesidade, desenvolverem diabetes e preferirem comer alimentos ricos em calorias e hidratos de carbono.
Sabe-se que a falta de sono ou o sono de má qualidade tem um impacto negativo significativo na nossa saúde a curto e longo prazo. Os efeitos do sono de má qualidade no dia seguinte incluem um impacto negativo na nossa atenção, memória e concentração mas a longo prazo o seu impacto pode-se refletir num sistema imunitário mais fraco e em condições psicológicas, como depressão, ansiedade e psicose.
A regularidade do sono está positivamente associada ao desempenho académico
Os estudos demonstram que a redução da duração do sono causa deficiências na memória de trabalho, função executiva, velocidade de processamento e rendimento cognitivo. Dormir o tempo suficiente de acordo com a sua idade, irá contribuir para um melhor desempenho (no trabalho e na escola) e para melhores decisões.
De fato, os caminhos no cérebro que nos ajudam a aprender e a lembrar são muito ativos quando dormimos! Economizar no sono tem um preço bem caro, sendo que cortar até 1 hora pode dificultar o foco no dia seguinte e diminuir o nosso tempo de resposta.
E quanto sono é suficiente?
As necessidades de sono variam de pessoa para pessoa e mudam ao longo do ciclo de vida. A maioria dos adultos, incluindo os idosos, precisa de 7 a 8 horas de sono por noite. As crianças têm necessidades de sono diferentes, dependendo da idade. Um bebé necessita entre 12 a 15 horas e uma criança entre 6 a 13 anos necessita entre 9 a 11 horas por noite.
Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a ter uma boa noite de sono:
1. Mantenha um horário de sono. Fixe uma hora de dormir e uma hora de acordar.
2. Se tem o hábito de fazer a sesta, não exceda 45 minutos de sono diurno.
3. Evite cafeína 6 horas antes de dormir. Isso inclui café, chá e refrigerantes, além de chocolate. Evite também a nicotina (o consumo de tabaco também pode impactar negativamente o seu sono).
4. Exercite-se regularmente, mas não antes de dormir.
5. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir.
6. Evite grandes refeições 4 horas antes de dormir. Um lanche leve antes de dormir é aceitável sendo ideal não ir dormir de barriga cheia nem de barriga vazia.
7. Relaxe antes de dormir — por exemplo, tome um banho quente, leia ou medite.
8. Crie um bom ambiente para dormir. Encontre uma temperatura confortável para dormir e mantenha o quarto bem ventilado. Use roupas de cama confortáveis, uma boa almofada e um colchão adequado.
9. Evite distrações como ruídos, luzes fortes, TV ou computador no quarto.
10. Reserve a cama para dormir e ter relações sexuais. Não use a cama como escritório ou sala de trabalho.
Consulte um médico se continuar com problemas para dormir e se suspeitar que tem um distúrbio do sono, como insónia, apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas.
Algumas dicas para as os mais pequenos:
1. Faça com que seu o filho vá para a cama no mesmo horário todas as noites, de preferência antes das 21h.
2. O seu filho deverá ter um horário de sesta apropriado para a idade.
3. Evite tornar o momento de ir dormir um momento penoso. Estabeleça uma rotina consistente e positiva para dormir (isso pode incluir escovar os dentes, músicas, histórias para dormir).
4. O quarto deve ser favorável ao sono – fresco, escuro e silencioso.
5. Incentive o seu filho a adormecer de forma independente mas se necessário fique com ele o tempo que achar necessário para que relaxe e se prepare para dormir.
6. Evite luzes fortes ao deitar e durante a noite e aumente a exposição à luz pela manhã.
7. Evite refeições pesadas e exercícios vigorosos perto da hora de ir dormir. Isto envolve também brincadeiras e atividades.
8. Mantenha todos os aparelhos electrónicos, incluindo televisão, computadores e telemóveis, fora do quarto e limite o uso de aparelhos electrónicos antes de dormir.
9. Normalmente as crianças não ingerem café mas a ingestão de refrigerantes e chá (como por exemplo o chá gelado) e o chocolate podem também prejudicar o sono. Evite sobretudo ao jantar.
10. Mantenha uma programação diária regular, com rotinas de horários e atividades.
Lembre-se que tão importante como comer de maneira saudável e ser fisicamente ativo, é ter uma boa noite de sono, vital para a sua saúde e bem-estar.
Bons Sonhos!
Commenti