top of page

MOVEMENT - O QUE É?

Atualizado: 1 de fev. de 2021


Recentemente descobrimos o MOVEMENT, uma atividade com o poder de juntar benefícios ao nível do nosso corpo, trabalhando propriedades tais como a flexibilidade, resistência e equilíbrio e também ao nível da nossa mente, desafiando a nossa coordenação, concentração e foco.

E quando falamos de imunidade, melhor do que falar de exercício físico, é falarmos de exercício físico funcional de corpo e mente.

Para vos dar a conhecer o que É O MOVEMENT, entrevistámos o André Dias e o Tiago Martins, fundadores do MOVEMENT LISBOA.

Convidamos-vos a ler e a vir conhecer esta nova prática que está a pôr todos a mexer…literalmente.



QUEM SÃO O ANDRÉ E O TIAGO?


ANDRÉ | Estudante, Praticante e Professor de Movement e de Artes Marciais, Pai, eterno curioso sobre tudo o que envolve o corpo Humano.



TIAGO | Também eu sou um eterno estudante de muitas das possíveis disciplinas que envolvem o corpo na sua totalidade. Assumo-me primeiramente como um praticante e somente depois um professor e, tento colocar-me todos os dias nessa posição. E sim, sou professor de Movement, treinador de outras metodologias, performer e um espectador atento a tudo o que utiliza o corpo como veículo de expressão física, intelectual e artística. 



QUAL O VOSSO PASSADO E QUE DESPORTOS OU DISCIPLINAS CONSTAM NO VOSSO PERCURSO ACADÉMICO E PROFISSIONAL?


ANDRÉ | Licenciado em Educação Física e Desporto, praticante de Artes Marciais desde os 8 anos com muitas outras práticas físicas em paralelo como o Basquetebol (nível Federativo), Natação e Parkour.

TIAGO | Primeiramente licenciado em Belas Artes - Pintura, ex ginasta de alta competição e performer acrobático. A primeira formação académica deixou de fazer sentido e, depois de viver e viajar pelos 4 cantos do mundo, formei-me como Técnico Especialista em Exercício Físico. Mas já antes, com 14 ou 15 anos, auxiliava os meus treinadores e acompanhava ginastas bem mais velhos que eu antes e depois dos meus treinos. Foi uma questão de casar conhecimento, experiência e formação com o que já intuitivamente fazia. Depois das mais variadas formações, atualmente estudo e pratico linguagens e metodologias de movimento ( Fighting Monkey, linguagem Gaga) sendo que a minha prática e formação contínua advém do meu mentor Ido Portal, do qual sou aluno desde 2016, passando pelos mais diversos eventos como aluno e organizador.



O QUE É O MOVEMENT?


TIAGO | Essa é a tal pergunta para 100 milhões. Quando nos perguntam isso nunca sabemos muito bem o que responder embora saibamos o que queremos responder. Vem sempre com rasteira para quem lê ou pergunta. O Movement é uma metodologia criada ( e ainda em desenvolvimento ) pelo nosso professor Ido Portal. Para quem se inicia ou está fora desta prática ou cultura vai parecer que é uma mistura de tudo e não está longe da verdade mas o tudo é relativo. É de facto o melhor de tudo, de cada disciplina individual como os desportos de combate, a ginástica, a capoeira, a dança, etc. E dentro de cada universo destes, o Movement absorve o conteúdo de cada prática e torna esse conteúdo como uma disciplina por si só.


Dos desportos de combate surge o footwork por exemplo.

Da ginástica, a prática de hand balancing, da mobilidade, da força de braços em flexão ou extensão.

Da capoeira, todo o trabalho de locomotion, de novos e ricos padrões de locomoção, de deslocamento no espaço.

Da dança todo um universo coordenativo.




O Movement é uma rede de informação que liga disciplinas que de uma forma simples, parecem tão distantes mas que possuem muito em comum. É a base, é o princípio de toda e qualquer atividade física. É pura funcionalidade do corpo e da mente.


QUEM É IDO PORTAL?


ANDRÉ | O Ido Portal é o nosso mentor. Toda este jornada começa quando o Ido, um rapaz nascido em Israel, praticante de Capoeira desde tenra idade percebe que o que o atrai para esta prática física não está nas técnicas ou nos atributos específicos desenvolvidos mas sim uma camada mais profunda... o Movimento. Esta "epifania" faz com que comece a viajar pelo mundo inteiro à procura de alguém que o pudesse ensinar mais sobre uma perspectiva generalista sobre o Movimento.


Apesar de se ter cruzado e aprendido com muitos professores, honestamente nenhum merecia o título de "Professor de Movimento" e a partir daí o Ido decidiu tornar-se na pessoa que um dia procurou. Ao longo dos anos o Ido Portal viajou pelo mundo para aprender sobre os mais variados temas, desde Nutrição, Osteopatia e outras terapias, dança, ginástica, circo e desportos de combate/artes marciais).


Hoje, disponibiliza centenas de Workshops durante o ano espalhados pelo mundo inteiro ministrados pelo próprio Ido ou por elementos da equipa próximos do Ido, desses eventos destacam-se 2: O Movement Camp (1 semana de prática intensiva em Phuket, Tailândia) e o European Movement Meeting (5 dias de prática intensiva, na nossa Lisboa).



COMO CONHECERAM O MOVEMENT E O SEU CRIADOR?


ANDRÉ | Através da Internet de um vídeo chamado "The Improper Alignement Speech" que me chamou à atenção pelo conceito exposto pelo próprio Ido nesse pequeno clip. Desde aí a busca para saber mais sobre este Homem e esta prática nunca mais cessou.



TIAGO | Estávamos em 2015 e eu estava a trabalhar e a viver na China. Após um ensaio da companhia com quem estava a trabalhar, decidi abrir um link no youtube com o nome Ido Portal - Basic Locomotion routine. Foi impressionante a conectividade que tive de imediato. O que vi não era ginástica (a minha prática de mais de 20 anos), não era performance ( o meu trabalho) e não era dança ( é a profissão que mais admiro e uma das minhas grandes paixões ) Era tudo mas sem ser nada do que parecia. Lembro-me de passar várias horas a ver e a apontar tudo para iniciar-me nessa mesma noite, claramente em regime de auto didatismo. Impulsionado por esse vídeo, procurei até hoje seguir cada passo e evento do Ido. E assim começou a minha aprendizagem. Sou aluno directo do Ido e da sua equipa e já participei nos mais variados eventos espalhados pelo mundo desde workshops, Movement Camps e European Movement Meetings e, como já referi, no qual sou aluno e organizador. 



PORQUE É QUE NÃO É FÁCIL EXPLICAR O QUE É A METODOLOGIA MOVEMENT?


ANDRÉ | A nossa linguagem é um meio de comunicação com muitas limitações. Tentar explicar um conceito ou uma prática tão abrangente como "Movimento" através da linguagem é extremamente difícil. Por isso a forma como nós preferimos contextualizar as pessoas que nos procuram é pedir que venham experimentar, que tirem as suas conclusões e que no fim possamos conversar sobre isso como forma de enquadrar melhor esta metodologia. Para explicar uma prática em que é TUDO SOBRE O CORPO nada faz mais sentido que USAR ESSE CORPO.



DE ONDE SURGE O MOVEMENT LISBOA?


TIAGO | O Movement Lisboa (IG @movement_lisboa) surgiu da necessidade e da imensa vontade de partilha desta prática como um processo educativo. Deu os primeiros passos em 2016 após a primeira vinda do Ido a Portugal. De aulas de 30 minutos com pouco mais que nós mesmos, a curiosidade foi crescendo e acima de tudo a validação desta metodologia. Quem nos procura e quem possuí no vocabulário físico e verbal a palavra movement já vem com uma ideia daquilo que fazemos - desde profissionais do fitness a praticantes de parkour, atletas de crossfit a actores, bailarinos ou praticantes de yoga. Parece estranho mas nas nossas aulas - e não treinos - nós ensinamos as pessoas a mexerem-se ou a funcionarem como um todo conectado. Actualmente, o total distanciamento e falta de aproximação e conexão ao nosso corpo é impressionante. As pessoas acordam, sentam-se, vão para o trabalho sentadas, ficam mais de 12 horas por dia sentadas, vão para o ginásio para se sentarem a fazer movimentos que nunca vão ser precisos nas suas práticas diárias. São falsos praticantes e nós, através do Movement, reeducamos corpos e mentes. Para tal, e como não devemos praticar separados uns dos outros, a prática de Movement surge em comunidade. "No man is an island, entire of it self; every man is a piece of the continent, a part of the main " John Donne. Tudo surge da partilha e de queremos através do Movement Lisboa expor o método do nosso professor e sermos os melhores mensageiros nessa missão. E claro, colocar Lisboa no mapa da Movement Culture.



QUAL A IMPORTÂNCIA DO MOVEMENT E DA SUA PRÁTICA NAS VOSSAS VIDAS?


ANDRÉ | Prática é a palavra certa. Não é um treino em que esvaziamos a mente e transpiramos durante 60min e depois esquecemos tudo e vamos para casa. O Movement toca em todas as áreas da minha vida, desde a minha prática física à interação e relação com a minha família, a minha relação com o meio que me rodeia, a forma como estudo, a forma como me alimento e até... como respiro.

TIAGO | O Movement é atualmente como me identifico e como me nomeio. Como o André diz, é limitativo considerar o Movement como um treino. É redundante porque é um estilo de vida e como tal tem de estar presente sempre que tu estas presente. Desde quando acordas até quando o teu dia termina. Na tua pratica pessoal, na tua educação continua, nos teus tempos livres, absorvidos pela leitura,

pela visualização de documentos, na preparação das tuas aulas e, definitivamente na tua pedagogia e na tua comunicação com os outros. Atualmente o Movement é definido pela pessoa que sou. Não dissocio uma vez que mudou e continua a mudar a minha vida. Foi uma opção que tomei e é para onde canalizo o meu tempo, a minha educação e as minhas economias. Há muita gente mais ou menos próxima que não percebe e que até se possa ter afastado. Explico mas não me justifico.


É PRECISO ESTAR EM FORMA, TER UM BACKGROUND SEMELHANTE AO VOSSO PARA PODER PARTICIPAR NAS VOSSAS AULAS?


TIAGO | Não. Ajuda mas não é uma obrigatoriedade. Sabemos que quem nos procura sente a necessidade de o fazer pelas mais diversas razões. E se alguém está a ler este artigo e acha que tem de estar preparado para integrar as nossas aulas não espere por esse momento utópico. O desconforto é necessário para que aconteçam conquistas diárias. O nosso conforto é provocar desconforto.

QUE IMPACTO E BENEFÍCIO PODE TER O MOVEMENT NOS SEUS PRATICANTES?  TIAGO | Muito e fundamental. Sendo o Movement uma prática holística modifica muitas das áreas individuais de cada um de nós enquanto praticantes. A parte física é evidente. A estética não nos interessa em nada mas uma prática regular e disciplinada vai ter efeito no teu corpo e essa mudança estética acontece mas é secundária. Queremos funcionalidade, corpos e pessoas funcionais, estudantes que sejam praticantes disciplinados e entusiasmados com conquistas diárias. É o nosso néctar enquanto professores sendo que cada conquista é de todos. Os nossos estudantes iniciam-se tímidos, desconfiados e cautelosos mas cedo desenvolvem uma concentração assídua e uma prática pessoal focada e integrada. Criam linguagens e métodos de auto disciplina, partilham conquistas e derrotas e, sentem-se parte de uma comunidade que os acolhe e reconhece. São felizes e acima de tudo melhores nos seus corpos e mentes.


A QUEM SE DESTINA/QUEM PODE PARTICIPAR NAS VOSSAS AULAS?



ANDRÉ | Para participar basta apenas ter um corpo, curiosidade e vontade de aprender. As nossas aulas destinam-se a toda a gente que queira viver melhor no corpo que tem, ser verdadeiramente "owner" dessa estrutura que tanto impacto tem na nossa qualidade de vida e nos vai acompanhar até ao fim dos nossos dias.


ONDE PODEMOS PARTICIPAR NUMA DAS VOSSAS AULAS?


TIAGO | O Movement Lisboa está a começar a acontecer em vários locais. Actualmente no centro e arredores de Lisboa e em Sintra. Cada um de nós dá aulas indoor e outdoor dependendo do tempo: o André na Ericeira e eu, pelas mais variadas praças, espaços públicos e estúdios de Lisboa. É só entrar em contacto e saber horários e condições.


COMO PODEMOS ESTAR A PAR DAS VOSSAS INICIATIVAS?


TIAGO | Ambos apostamos nas nossas plataformas individuais de divulgação do nosso trabalho individual que se funde claramente com o nosso projeto. Podem acompanhar todos os nossos eventos (aulas, workshops, parcerias, retiros e outros aqui: André - @adias.mvmnt ou Tiago - @tiago_movementlisboa). Agradecemos igualmente o interesse e respondemos a todas as perguntas e dúvidas que possam ter através da conta IG @movement_lisboa.


Fotografia: @ph_by_julionuncio


MOVEMENT LISBOA

ANDRÉ | @adias.mvmnt

209 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page