top of page

MEDITAÇÃO ATIVA

Atualizado: 1 de fev. de 2021

Se o stress e a ansiedade afectam negativamente o nosso corpo, uma prática que ajuda a acalmar e a trazer o foco para o AGORA só poderá trazer benefícios para o nosso sistema imunitário. É quase que lógico não sendo necessários grandes estudos para sabermos que é verdade.

Por outro lado, também sabemos que o movimento é extremamente benéfico para o nosso organismo, estando cientificamente provados os benefícios da atividade física para a nossa imunidade.


E se à meditação juntarmos movimento? Ou se ao movimento juntarmos meditação? Qual poderá ser o resultado?



MEDITAÇÃO ATIVA, O MELHOR DE DOIS MUNDOS.


Provavelmente já deu por si a fazer a lista de compras enquanto dá uma caminhada, ou a preparar uma apresentação enquanto corre. E se em vez disso, trouxer a sua atenção para o aqui e agora, focando a sua atenção apenas na respiração e no movimento do corpo?


Falamos de Meditação Ativa, falamos de trazer a nossa atenção para o que estamos a fazer naquele momento, escutando e sentindo o nosso corpo e aquilo que nos rodeia.


A verdade é que meditar não tem que ser algo rígido da posição sentada a tentar limpar a nossa mente dos pensamentos que teimam em não ir embora, pelo contrário, podemos aproveitar as atividades diárias de movimento do nosso corpo e dedicar a elas a nossa atenção numa intenção de consciência.


Consciência de nós, do nosso corpo, naquele momento.


Nestes tempos de grande ansiedade em que vivemos é importante desacelerar a nossa mente, acalmar os nossos pensamentos e se juntarmos a esse momento algum movimento o nosso corpo agradece!


Assim, da próxima vez que caminhar, preste atenção aos seus pés, na maneira como os pousa no chão, na rapidez com que dá os passos, na rigidez do chão que pisa, depois observe o que o rodeia, sinta os cheiros, o frio ou o calor, as cores...


Com isto poderão ter passado 5 minutos, mas foram 5 minutos em que não pensou nos problemas do dia a dia, e que deu um intervalo à sua mente, um intervalo de consciência e atenção plena.



ANA JORGE

NHC Founder

Nutritionist, Master Coach

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page