• Ana Jorge

10 Passos para Motivar os seus Filhos a fazerem uma Alimentação mais Saudável

Falar de alimentação saudável não é fácil, muito menos quando o público são as crianças. Por diversas razões por vezes damo-nos conta que as nossas crianças não têm uma alimentação tão saudável como gostaríamos. Como chegaram a este ponto?


agua aromatizada com morango

Provavelmente porque o foco nem sempre foi esse, porque na correria do dia-a-dia não foi a prioridade e porque por vezes somos levados a facilitar para que o dia acabe bem e sem birras.

Quando chegamos ao ponto de tomada de consciência de que algo tem que mudar e ser ajustado é altura de pormos mão à obra! Como? Aqui ficam algumas dicas para iniciar o processo de mudança que pode não ser rápido, mas que seguramente a levará a alcançar os seus objetivos. Lembre-se, devagar se vai ao longe… o importante é não desistir!



1. Comece com pequenas mudanças e foque-se naquela que lhe trará maior benefício com o mínimo esforço

É por esta que deve começar. Identifique na alimentação do seu filho o que poderia mudar ou ajustar que não lhe custasse muito, mas que lhe trouxesse grandes benefícios.



2. Dê o exemplo e seja um modelo para os seus filhos

As crianças imitam e seguem o exemplo dos adultos. De nada servirá incentivar os filhos a comer sopa se os pais não o fizerem também.



3. Faça do momento das refeições um momento de família e de reunião

Ao jantar pode aproveitar para rever como foi o dia e apreciar ao mesmo tempo a refeição em conjunto.